quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PARQUE DR. FERNANDO COSTA ÁGUA BRANCA

Centro Histórico e Pedagógico da Agricultura Paulista


O Parque Dr. Fernando Costa, ou Parque da Água Branca, como é conhecido, foi criado em 02 de Junho de 1929, pelo então Secretário de Agricultura Dr. Fernando Costa.
Localizado na, ainda poeirenta Avenida Água Branca, o Parque, criado para ser um recinto de exposições e provas zootécnicas, desde a sua inauguração, contou com variadas seções: Atendimento Veterinário, Defesa Sanitária Animal, Casa e Pesca, Produção Animal entre outras.
Tanques de peixes, um pequeno Zôo, um caramanchão e até um cinema mudo formavam uma área especial para o lazer e os visitantes ainda podiam admirar seus prédios em estilo Normando, iluminados, projetados por Mário Whately, e os vitrais do Portal de entrada, em estilo Art Déco, desenhados por Antônio Gomide.
No final da década de 70, as grandes exposições de gado foram definitivamente transferidas para o recinto de Exposições da Água Funda, por motivos de modernização da área de exposições e necessidade de espaços mais amplos para a circulação dos visitantes.
Em 1996, o Parque foi tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico, pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado).




Localização:


Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca - São Paulo-SP Cep: 05001-900Próx: ao Metrô Barra Funda Tels: (11) 3865-4130/ 4131Funciona: Todos os dias - das 6:00h até 18:00h entrada e estacionamento: gratuito.





Fonte:http://www.agricultura.sp.gov.br/Parque%20da%20Agua%20Branca.asp

2 comentários:

  1. Um lindo ambiente para se buscar a paz interior e refletir sobre os beneficios responsáveis por nosso bem estar.
    Não é dificl perceber a capacidade que ela tem de fazer isso conosco, estou falando de nossa natureza.
    Visite o paruqe e desfrute do bem estar que se encontra dentro de você, bem estar este, nunca descoberto antes!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pessoal,

    O blog ficou bonito! Também com tanta natureza e em plena São Paulo nem podia ser diferente. Quem insiste que SP é só concreto está dormindo no ponto. São muitos os espaços de verde e com espaços para estes "trabalhos" importantes como vocês bem pontuaram.
    E também tem a ver com minha história de vida pessoal, conta minha mãe que quando mocinha (adolescente) frequentava o parque para namorar. Chique no "urtimo"!
    Um abraço,
    Regina M T Santos

    ResponderExcluir